10 de agosto de 2015

Dá uma vontade de gritar: Acorda BRASIL!

Hoje é o primeiro dia de coluna aqui no blog. Periodicamente, publicaremos textos de colaboradores que sem dúvidas, farão toda a diferença.
Somos convidados a despertar, a refletir sobre os mais diversos assuntos e esperamos que tudo o que for publicado por aqui, possa ajudar os grupos a seguir em frente, possa servir de tema para novas discussões... Gostaria de agradecer a participação dos Irmãos Maristas, que aceitaram o convite a ter uma coluna fixa em nosso blog. Que Deus guie e abençoe ainda mais este grupo. Com vocês, o primeiro texto, da coluna "Irmãos Maristas".


A educação das crianças, adolescentes e jovens é responsabilidade 
da FAMÍLIA, ESTADO e SOCIEDADE.

Creio que as três Instituições precisam repensar os seus sistemas educacionais.
Ah! E como o Brasil é um país muito religioso, precisamos pensar ainda na educação religiosa.
Precisamos avaliar os sistemas educacionais, os programas e projetos. Se o Brasil mudasse o foco da discussão, parasse de olhar o efeito e olhasse a causa, estaríamos indo na raiz do problema. A educação precisa ser repensada em muitos âmbitos. Citei a educação religiosa, porque a maioria dos brasileiros passa pelos bancos das Igrejas, templos e terreiros... Não estou me referindo a uma religião e sim a todas. Como estamos educando o ser humano para as suas relações?
Matar nunca será justo, roubar nunca será justo, estuprar nunca será justo... Parar um país para avaliar 1% dos crimes com mortes (dados dos crimes que envolvem adolescentes) ao invés de atingir a raiz da violência isso não é justo. Precisamos trabalhar a regra e não a exceção. Os dados mostram a realidade. Os adolescentes e jovens somam mais de 60% dos que morrem e 1% dos que matam. A punição para esse 1% já existe, são seis as medidas punitivas para os adolescentes que cometem crime. O que não existe nesse país é uma política pública que garanta dignidade aos milhares que estão morrendo.


Ir. Julianderson André. (MARISTA)



---

Quem escreve?

O Irmão Marista segue Jesus Cristo do jeito de Maria, cultiva uma vida de amor a Deus e ao próximo, orienta suas energias para essa direção. Procura viver este ideal em comunidade. O jeito de ser do Irmão é uma maneira específica de viver com todos, de maneira alegre e gratuita, o seguimento de Cristo. Tem como missão a evangelização e a educação cristã das crianças, adolescentes e jovens, em especial os que se encontram em situações de maior necessidade.
Irmão Marista é um ser humano integrado na sociedade e no mundo, que busca em comunidade dar sentido a vida e seguir o ideal de vida de Jesus Cristo. Participa e se compromete com a história da humanidade, buscando vida plena, na construção de um mundo justo e solidário. O Irmão Marista tem como referencial Jesus Cristo, transcendendo os laços de sua própria família, comunidade ou amigos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário